Uma mulher pode falar abertamente sobre o que sente? Sobre sexo, seus desejos ou amor sem que seja podada? Polida para falar o superficial de modo a não ser julgada pela sociedade? Vênus vai de encontro a tudo que disseram que não podíamos. Podemos e devemos falar sobre como nos sentimos em qualquer relacionamento. Fugindo da obviedade exercida pela normatividade heterossexual, o clipe traz uma relação entre duas mulheres se amando, se desejando, celebrando a liberdade de escolherem o que querem se posicionando para tal. Sendo essa mulher dona de seu corpo e detendo todos os direitos sobre o mesmo, inclusive o de dividi-lo com outra pessoa, seja ela quem for, pois consideramos justa toda forma de amor.
Vênus nomeia o primeiro projeto musical totalmente independente da cantora, compositora e atriz Janis Dominique, de Salvador- Ba, juntamente ao produtor e beatmaker Gobis, paulista com coração baiano. A música carrega influências tanto do R&B/Neo Soul, versando amor, desejo, empoderamento feminino e a liberdade do querer.
Ouça:
Um signo numa sociedade carrega toda simbologia de um determinado grupo. A camisa de botão é um símbolo para o homem moderno, que enraíza a essência patriarcal e, no clipe, a camisa é usada pela cantora que se apropria desse símbolo, a fim de mostrar pro mundo que é tão poderosa quanto qualquer homem na sociedade patriarcal, que agora afirma: Eu também posso tudo o que vocês sempre puderam!. Como a deusa Vênus, sendo dona da beleza e do amor, carrega em si todo poder de uma deusa. Assim, entendemos Vênus, a personagem principal dessa trama que nomeia a música, decidida e empoderada.
Vênus fala sobre amor, sobre o processo de emancipação da mulher se posicionar quanto ao que quer dentro de uma relação, além do empoderamento de falar sobre seu desejo sexual abertamente. Vênus, fruto da união do céu e das ninfas, esculpida pela espuma do mar, ficou conhecida pela mitologia por ser deusa da beleza, do feminino e do amor. Por que não batizar uma música que fala sobre o amor e desejos de uma mulher com o nome da deusa do amor e do feminino?
Assista:
Conheça e reconheça as artistas:
Janis Dominique (23 anos) é cantora, compositora e atriz. Ela é influenciada pelo Jazz, Blues, Soul e Neo Soul, mas principalmente pelo R&B. Foi criada na região metropolitana, em Lauro de Freitas, e hoje finca raízes em Salvador. Começou sua carreira artística aos 19 anos como atriz em um musical intitulado por “ As Mulheres de Seu Chico” pela Cia de Teatro Lorena Pio, com direito a duas temporadas em cartaz e lotação do teatro Eva Herz. Janis cantou e encantou ao performar as canções de Chico Buarque. Em 2019 passou a se envolver em mais projetos musicais como apresentação em sarais, eventos, bares e no ano de 2020 lançou seu primeiro single intitulado por Vênus. Sob a influência do R&B, do Neo Soul e um tanto de Blues nessa faixa, é possível perceber as referências deixadas por sua xará Janis Joplin em suas produções. Com quase 5K de plays em seu primeiro lançamento, percebeu que ser cantora era o que a faria feliz, e assim, decidiu ser feliz.
Ficha técnica:
Música: Vênus
Composição: Janis Dominique e Gobis
Beat: Gobis
Produção: Gobis
Mixagem e Masterização: Matheus Albuquerque e Gobs
Imagem: Silvas Films
Direção/Edição : Silvas Films
Foto: Erivan Filho
Stylist: GIJA Lingerie / Janis Dominique
Beleza: Paloma Marques
Siga a artista nas redes sociais:
Nassor Oliveira é cientista político, estudioso da sociologia da música e criador da R&B Brazil.
Comments